Judô Notícias

1ª Etapa do Festival de Iniciantes 2019

Em nome dos jovens, 1ª Etapa do Festival de Iniciantes tem recorde de participantes e é sucesso em instalação olímpica

161.V

FJERJ
Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô

Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô

Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô Mais de 700 judocas participaram em dia de atividades competitivas e lúdicas com intenção de familiarizar os jovens com os valores fundamentais do judô

O último sábado (27) marcou a realização da 1ª Etapa do Festival de Iniciantes 2019 da FJERJ, realizado no Velódromo do Parque Olímpico da Barra. Foi a primeira vez na história que a competição aconteceu numa instalação utilizada antes nos Jogos Olímpicos e contemplou crianças dos 4 até adolescentes dos 14 anos. Mais de 700 jovens foram inscritos, um recorde.

Estiveram presentes no evento o presidente da FJERJ, Jucinei Costa; o vice-presidente, Leonardo Lara; o superintendente-técnico, Jeferson Vieira. Também esteve presente o professor José Pereira, lenda do judô nacional e gestor nacional de arbitragem.

A competição, que tem como objetivo auxiliar e participar ativamente na formação e longevidade dos jovens atletas, começou com um aulão para os jovens desde os 4 até os 6 anos de idade. No Velódromo, foi uma oportunidade para os atletas da primeira idade receberem uma atenção especial, tanto esportiva quanto lúdica e com atividades recreacionais.

“Sob o ponto de vista estrutural, apresentar aos nossos filiados, em especial aos iniciantes, um evento em uma arena olímpica, foi algo extraordinário para os jovens que sonham um dia em participar e representar o nosso país em nossa modalidade”, disse o Professor Marcão, coordenador do Festival de Iniciantes.

A iniciação foi lúdica, de aula, mas também competitiva para os mais velhos. Em geral, com o sentido de incutir cada vez mais nos pequenos e jovens judocas as ideias fundamentais do judô.

“No aspecto técnico, avançamos na elaboração de uma competição balanceada em subdivisões nas graduações dos participantes, dentro de cada classe de idade, oportunizando uma igualitária condição nas disputas, de acordo com o equilíbrio das condições técnicas dos competidores”, apontou.

“A missão geral de proporcionar aos iniciantes um contato com o judô por meio de competição e aulas sob um olhar educacional e formador, em um ambiente estimulador das potencialidades de cada criança e sem a hostilidade na disputa pelos resultados é o que acredito ser o grande ingrediente de sucesso para o crescimento deste segmento. Acarretará no fortalecimento dos demais circuitos de nossa federação”, finalizou o Professor Marcão.

O Festival Iniciantes também conta com mudanças para a temporada 2019, entre elas que não serão aceitas inscrições no dia para o segmento competitivo. Ainda, que haverá chaves separadas por grupos de graduação, aumento na tolerância da pesagem, as diversas formatações no sistema de súmulas e apurações além das adaptações aplicadas nas regras visando o aprendizado da prática da competição pelos jovens iniciantes.

www.judorio.org
Valter França

Mais...

Buscas

Todas as notícias