Datas Comemorativas

Data Comemorativa

Vamos comemorar! Hoje é dia Internacional da Felicidade, do Equinócio de Outono e Início do Outono (Equinócio de Outono)

4.V

Ilustração

Dia Internacional da Felicidade

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado anualmente em 20 de março.

O International Day of Happiness, como é conhecido internacionalmente, tem o objetivo de promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.

Origem do Dia Internacional da Felicidade
O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em junho de 2012. Mas, o "pontapé inicial" da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações "mais felizes do mundo".

A decisão de criar um dia dedicado à felicidade surgiu durante uma reunião geral das Nações Unidas, sob o tema "Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico", em abril de 2012.

Com aprovação total dos 193 países-membros, a proposta de Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de março.

Assim, em 2013 o mundo comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Desde 1972, Butão adota uma postura de "felicidade bruta e absoluta", fazendo com que a "Felicidade Nacional Bruta" seja prioridade acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Equinócio de Outono

Equinócio de outono é um fenômeno astronômico que ocorre todos os anos no mês de março no dia 20, ou 21 caso o ano seja bissexto. Este ano, ele acontece no dia 20 de março de 2019 às 21h58 precisamente!

De origem latina, a palavra “equinócio” significa “noites iguais”, resultado da junção de aequis, igual + nox, noite. É que nessa data, dia e noite têm a mesma duração.

No ano acontecem dois equinócios, o equinócio de outono e o equinócio da primavera.

O solstício, por sua vez, acontece no verão e no inverno, ou seja, tanto o equinócio como o solstício marcam o início de uma nova estação.

Paisagem de outono com árvore avermelhada

Como o equinócio de outono acontece?
Durante o verão, pouco a pouco, os dias vão sendo mais curtos do que a noite, até chegar o momento em que ambos têm a mesma duração ou “equinócio”.

O equinócio é a ocasião na qual os raios solares têm maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador. Por este motivo, nesta data, o dia e a noite têm o mesmo período de tempo (cerca de 12 horas).

Por causa da inclinação da Terra, o Hemisfério Sul passará a receber menos luz solar e o Hemisfério Norte, mais luz. Por isso, no Hemisfério Sul começa o outono e no Hemisfério Norte, a primavera.

Início do Outono (Equinócio de Outono)

O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2019 exatamente às 21h58.

O outono começa sempre entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o verão e antecede o inverno, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O outono do Hemisfério Sul é chamado de "austral", enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por "outono boreal".

Características do outono
Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.

As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias