Datas Comemorativas

Data Comemorativa

Vamos comemorar! Hoje é dia do Corretor, do Jornalista, do Médico Legista e dia Mundial da Saúde

38.V

olajornal.com.br

Dia do Corretor

O Dia do Corretor é celebrado no Brasil em 7 de abril.

Esta data homenageia o profissional que se dedica em ajudar as pessoas durante os processos de aquisições e negociações de determinados bens e serviços.

Existem diversos tipos diferentes de corretores, como por exemplo:

Corretor de imóveis: responsável por fazer intermediações de compra e venda de imóveis.

Saiba mais sobre o Dia do Corretor de Imóveis.

Corretor de seguros: este profissional tem o dever de garantir, planejar e vender as melhores condições de segurança econômica (ou de saúde, por exemplo) para os consumidores.

Saiba mais sobre o Dia do Corretor de Seguros.

Corretores de valores: se dedicam a investigar as melhores opções de compra na Bolsa de Valores e, posteriormente, vender as ações por valores mais elevados. Trabalham principalmente aconselhando investidores.

Além dos exemplos citados, ainda existem os corretores de frete, corretores de mercadorias e etc.

Não importa o tipo de “corretagem”, o essencial é que este profissional esteja sempre ciente de todas as informações existentes no campo da economia em que atua.

Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril.

A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

Origem do Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Dia do Médico Legista

O Dia do Médico Legista é comemorado anualmente em 7 de abril.

Esta data homenageia uma das áreas mais importantes dentro da medicina: a medicina legal, ou seja, a atividade exercida pelos médicos legistas.

Estes profissionais são responsáveis em realizar a necrópsia em corpos humanos, com o objetivo de analisar a estrutura orgânica do corpo, na tentativa de encontrar e explicar o motivo que teria levado aquela pessoa a morrer.

Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio.

Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, sendo também possuir conhecimentos básicos de direito, biologia, química, balística.

Origem do Dia do Médico Legista
O Dia do Médico Legista surgiu no ano de 1886, com a aprovação da lei nº 18, que oficializa a perícia médico-legal no Brasil, sob assinatura do conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Em 2018, o tema escolhido foi "Saúde para todos", o que resumiu o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.

Em 2017, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a Depressão. Nesta ocasião, o lema oficial do evento Let's Talk ("Vamos Conversar", em português), teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter conhecimentos que ajudam a prevenir esta doença, a qual pode trazer diversas consequências graves.

Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais, por exemplo.

No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).

Origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias